PROFISSÕES NO RAMO DA MODA PLUS SIZE

IMG_20141106_215335710

 

Olá gentiiiii, tudo bem com vocês?

Vi um post ontem que me  inspirou muito em fazer esta matéria. O post era sobre as mulheres que enchem nossos inbox de perguntas de como ser modelo Plus Size, eu mesma não consigo responder isso a todas, confesso que as vezes dou até um Ctrl-C + Ctrl-V  porque sinceramente é muita gente. Eu entendo que para maioria dessas mulheres que estão passando por um processo de aceitação esse “título” modelo Plus Size possa ser algo que vai reafirmar ainda mais isso, talvez pra elas mesmas, e na maioria das vezes para os outros,  muitas  querem usar isso como uma forma de esfregar na cara da sociedade que gorda pode ser tantas outras coisas assim como as magras, inclusive ser uma modelo.

Genteee paremmmm, se vocês realmente querem estar no meio da moda Plus Size, querem estar no movimento, ser modelo não é a única forma não, arrisco  dizer que existem outras profissões que financeiramente vão te trazer muito mais satisfação, até porque pra modelar você precisa ter muito além de beleza e ser gorda. Tem que ter café no bule, vocês que estão fora só enxergam o glamour, mas tem que trabalhar muito, são muitas horas em pé, as vezes mais de 12 horas trocando de roupas e sapatos, é cabelo é maquiagem, e detalhe, tem que  fazer cara de feliz, não pode transpirar, as vezes o local não tem Ar Condicionado. E quando o trabalho é na rua, debaixo daquele sol escaldante, e pra se trocar no meio da rua? Tem que dar um jeitinho, pedir pra entrar no banheiro de um bar, ou as vezes na rua mesmo, atrás da equipe que faz um montinho pra te dar cobertura, e tem que estar linda, as vezes morrendo de dor nos pés, com vontade de chorar de gritar, mas tem que manter a cara de modelo maravilhosa, linda, fina e sem problemas,( rs).

E sabem o pior de tudo? Muito trabalho pra pouco dinheiro. Eu já passei por isso um curto período da minha vida e sei bem o que é.

Hoje eu continuo no mundo da moda plus size mas por trás dos Bastidores, me encontrei master e amo o que faço.

Além de Blogueira, sou Colunista de Moda no Papo de Moda GG da Revista Malu, sou Consultora de Moda e Trabalho no E-commerce de uma empresa que confecciona roupas Plus Size.

Não estou aqui dizendo que ser modelo não é uma profissão digna e que também não seja legal mas estou querendo mostrar que como toda a profissão ser modelo não é só glamour e que por trás dos bastidores existe todo um trabalho bem árduo. Da pra crescer sim, e ser reconhecida mas tem que ralar bastante.

Quero com esta matéria mostrar que existem outros caminhos e que caso vocês não tenham o perfil de modelo, existem milhares de oportunidades  de estarem  ligadas a moda.

Sendo assim, pra inspirar  fiz uma pesquisa sobre profissões no ramo da moda e  reuni algumas que achei mais interessante, o mais legal é que vale tanto para o segmento Plus Size ou Tradicional.

 

IMAGEM DE MODA:

A área de imagem de moda, foca no visual, na imagem no que os olhos estão recebendo e a mensagem que aquela imagem está passando à quem vê. Este segmento traduz o que as pessoas querem transmitir e como elas querem ser identificadas.
Para trabalhar com imagem de moda é necessário fazer pesquisa criativa, conhecer as tendências de moda e comportamento, o conteúdo histórico e cultural, estética e comunicação/marketing.
 
 CONSULTOR DE IMAGEM
O consultor está apto para estudar o perfil do cliente, para definir um estilo para o cliente e o assessora na montagem de um guarda-roupa novo, na combinação das peças, também pode trabalhar e opinar no corte de cabelo e na maquiagem do cliente. Principais atividades de um consultor de imagem: personal stylist, definição de estilo, análise do biotipo (cabelo, proporções corporais, etc), personal shopper, organizador de guarda-roupa.
 
 
PERSONAL STYLIST
Auxiliar os(as) clientes a combinar roupas, cores e estilos – de acordo com o perfil da pessoa. Claro que não só comprar roupas, e sim “reciclar” o que já se tem no guarda-roupa. Ou seja, é um profissional que visa melhorar o visual da pessoa.
 
VISAGISTA
Trabalha com a imagem pessoal das pessoas, visa revelar as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.
 
 
DESIGNER DE MODA/ESTILISTA
Pode trabalhar nos seguintes segmentos:
Roupas; (designer de Moda)
Jóias/Bijoux; (designer de acessórios)
Calçados; (designer de acessórios)
Bolsas; (designer de acessórios)
Estampas e padrões (designer têxtil)
Criação de novos tecidos para tecelagens (designer têxtil)
Na sua maioria elabora croquis de novos produtos [criação], trabalha com pesquisa tendências, tem contato com o pessoal de marketing/comercial para saber o que o cliente está procurando, o que está vendendo mais da coleção, faz pesquisa de matérias-primas para compor o produto e assim, criando os modelos e a coleção.
Dependendo da empresa, o estilista pode ser específico, trabalhando com produtos de malharia ou plano ou por linha, por exemplo: casual, fitness, etc.
Quer saber mais sobre a profissão?!
 
 
ASSISTENTE DE ESTILO OU DE ESTILISTA
 
Elabora os desenhos técnicos das peças criadas pela(o) estilista, auxilia nas pesquisas de tendências, faz pesquisa matéria-prima, como: aviamentos, estampas, aplicações em geral, beneficiamento para aplicação nas peças. Libera o produto completo e aprovado para a Produção [PPCP], auxiliar nas provas e contatos com a modelista. Pode-se dizer que o assistente de estilo, é o braço direito do estilista.
 
 
MODELISTA
 
Transforma os croquis [feitos pelo pessoal de desenvolvimento de produto/estilo] em moldes planos, a partir daí, o desenho começa a “virar” produto. O profissional também pode ser especializado em modelagem criadas através de programas digitas específicos (como o Audaces).
Podemos dizer que a(o) modelista trabalha e auxilia tanto na área de desenvolvimento de produto, quanto de pcp.
 
 
MODELO DE PROVA
 
A modelo de prova necessita ter as medidas correspondentes a base (de clientes) da empresa, normalmente manequim P ou M. O trabalho consiste em provar as roupas desenvolvidas (as peças piloto) para que possa ser analisado e estudado o caimento, tamanho, costura, modelo, etc. Deste modo é feito os ajustes no modelo ou na modelagem, até que a peça esteja aprovada para ir para a produção.
 
 
MARKENTING DE MODA
O marketing tem a missão de zelar pela imagem da Marca. Neste departamento é elaborado toda a estratégia para alcançar o consumidor, busca-se cada vez mais identificar e conhecer o seu público-alvo e como “atingi-lo”.
 
 VITRINISTA
O profissional tem a missão de elaborar/criar vitrines que valorizem os produtos expostos e atraia o olhar e o interesse do cliente pelo produto. Em algumas casos, o vitrinista também atua no interior o da loja, sempre com o objetivo de passar uma mensagem aos clientes, seja ela de branding, tema de coleção, etc.
 
 
 
PRODUÇÃO DE MODA
Faz desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organiza campanhas publicitárias.
 
 FOTÓGRAFO
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.
 
 
 ASSISTENTE DE PRODUTOR DE MODA
Auxilia o Produtor a arrumar tudo para ser feito o Evento, mexe bastante com fornecedores.
 
PRODUTOR DE MODA
Organiza e trabalha com campanhas publicitárias, eventos e publicações, desfiles. Seu objetivo é achar locações [escolher lugares onde acontecerão o evento], escolhendo fotógrafo, maquiador e modelos.
 
FIGURINISTA
Cria, desenha, seleciona todo o guarda-roupa de peças de teatro, balés, novelas, filmes e peças publicitárias.
 
JORNALISTA DE MODA
Escreve Editais, Matérias sobre o que acontece na Moda, quais serão as tendências, comenta sobre sobre desfiles, campanhas de Marcas ou seja, sobre tudo que engloba a Moda de alguma maneira.
Enfim…
É  isso genti, pra saber sobre cursos e como se profissionalizar em cada área busquem o nome da Profissão no Google.
Se você leu esta matéria até o final deixe uma mensagem pra mim nos comentários
Dúvidas, perguntas, elogios ou qualquer coisa que queiram falar ou perguntar terei o maior prazer em responder.
assinatura-bella

About author

Fabiana Bella

Mais conhecida como Bella Plus Size. Tem 38 anos e trabalha como modelo plus size a dois anos.