Oleaginosas fazem bem a saúde!

1

Quem não quer ter uma vida longa? Todo mundo, né? Alimentação correta pode trazer longevidade. Pesquisadores americanos concluíram que o consumo de frutas secas e oleaginosas, como nozes, amêndoas e avelãs, aumenta a expectativa de vida.

A alimentação é muito importante para a manutenção da saúde e, para isso, ela precisa ser variada e saudável. Entre os alimentos que não devem faltar no carrinho do supermercado estão as frutas oleaginosas (nozes, castanha-do-brasil – também conhecida como castanha-do-pará -, castanha de caju, avelã, amêndoa, macadâmia), fontes de selênio , potássio, vitaminas, ômega 3, ácido fólico e fibras.

Os benefícios não param por aí. Estudos recentes demonstram que a ingestão moderada de gorduras monoinsaturadas e  oliinsaturadas provenientes das oleaginosas pode levar à diminuição do mau colesterol, conhecido como LDL, aumentar o HDL (o bom colesterol ), promovendo efeito protetor ao coração.
Mas atenção! É preciso consumir com moderação, por isso 3 unidades por dia são suficientes. Um exemplo de porção razoável são duas castanhas de caju, uma castanha-do-brasil e uma noz!

2

Para escolher as frutas oleaginosas, é importante levar em consideração o gosto e as características de cada uma. De todas, as nozes são as mais ricas em vitamina E, nutriente com ação antioxidante, que protege contra os males do coração.

As castanhas , principalmente a castanha-do-brasil, destacam-se por serem fontes de ômega 3, ácido fólico e selênio, antioxidante essencial para o funcionamento do cérebro.

3

As avelãs contêm cálcio , ótimas para fortificar ossos e dentes!
Quem não é muito fã das frutinhas superpoderosas pode acrescentá-las na vitamina do café da manhã, no arroz do almoço ou na salada do jantar.

Basta usar a criatividade para garantir ao organismo boas doses de
vitaminas e minerais antioxidantes. O que não pode é deixá-las de fora do cardápio diário, que deve ser sempre variado e saudável, ok minhas queridas?

About author

Alan Leocádio

Tem 33 anos, é Designer Gráfico e Web Designer. Criador do Blog Fattitude e sempre apaixonado pelo mundo Plus.

Related Articles